segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Centro de Zoonoses de Maricá ? HAHAHAHAHA...


O Cão é o melhor amigo do Homem... E Amigo a gente não deixa na mão !
    Diariamente, vemos animais abandonados em todo o município. No Centro, encontramos animais em todos os lugares. Cães e gatos perâmbulam, noite e dia, pelas ruas e avenidas maricaenses, sofrendo os mais variados tipos de violência. São agredidos, mutilados, atropelados e enxotados pelos criminosos, covardes e idiotas, que vivem camuflados em meio aos cidadãos de bem desta cidade. Diversas leis foram criadas para a defesa dos animais e nenhuma delas é cumprida, em Maricá.
   Certa vez, um motorista embriagado atropelou um cachorro, bem na minha frente. Desci do carro na mesma hora e o repreendi. Pude sentir de longe o cheiro de álcool que vinha da boca do infrator. O mesmo informou que deixaria sua filha de 5 anos em casa, pois a mesma estava se sentindo mal, e retornaria para socorrer o animal. Quando o irresponsável saiu com o carro, liguei para Polícia Militar. O operador de telemarketing que me atendeu, informou que nenhuma viatura policial poderia ser disponibilizada, porque NÃO HAVIA CRIME ! Preferi não reclamar. Resolvi desligar e ligar novamente, sendo rapidamente atendido por um outro operador, que gerou um número de protocolo e encaminhou uma viatura. Como eu já conhecia a história das sete viaturas de Maricá, liguei para o Corpo de Bombeiros para ver se a vida do animal poderia ser salva.
"- Corpo de Bombeiros de Maricá, Sargento F..., boa noite."
"- Olá amigo, boa noite. Um cachorro foi atropelado bem aqui na minha frente por um motorista alcoolizado. O que eu devo fazer ?"
"- Cara, não tem o que fazer, não. O cachorro é seu ?"
"- Não. É um cachorro de rua."
"- Pô, não tem o que fazer, não. Se você quiser, leva ele no veterinário."
"- Mas eu não tenho como removê-lo. Ele pode me morder e eu acredito que ele esteja grave."
"- Cara, nós até queríamos lhe ajudar. Eu, particularmente, gosto de animais. Tenho 2 cachorros. Mas não posso enviar uma ambulância ! As nossas duas ambulâncias, além de estarem em atendimento, não foram feitas para animais. Isso dá até M... pra gente ! Calma aí que eu vou falar com o Capitão." Consegui ouvir a voz do Sargento enquanto falava com o Capitão.
"- Capitão C... falando, boa noite. Cidadão, infelizmente não poderemos te ajudar com viaturas. Quem deveria lhe ajudar, seria o CENTRO DE ZOONOSES. Como Maricá não possui um CENTRO DE ZOONOSES, você deverá levar o cachorro em seu carro e deixá-lo num veterinário mais próximo. Logo após, vá na Delegacia Legal e registre o caso. Leve o Registro de Ocorrência até o veterinário. E caso você não tenha dinheiro em mãos para pagar o veterinário, explique a situação toda. De repente ele até parcela o valor, não sei. Converse com ele." Simultaneamente, o cachorro faleceu.
"- Capitão, o cachorro morreu."
"- Desculpe-me, amigo. Tentei ajudar. Também tenho cachorro em casa e sei como é. Tenho pena destes animais abandonados, também. No seu lugar teria feito a mesma coisa."
"- Obrigado pela ajuda. Mas responda-me uma coisa: Este CENTRO DE ZOONOSES é responsabilidade de quem ?"
"- DA PREFEITURA."
" Entendi. Mais uma vez, muito obrigado. Boa noite !"
"- Boa noite !"
   O cachaceiro irresponsável, como já era de se esperar, não retornou. Fui para casa e peguei na internet a Declaração Universal dos Direitos dos Animais - UNESCO. Peguei o número de algumas leis brasileiras de defesa dos animais e fui até a 82ª Delegacia Legal. Chegando lá, o Inspetor que me recebeu, riu do papel que eu portava com as leis impressas. Disse que não era muito comum este tipo de denúncia e que eu iria esperar bastante tempo, mas que seria atendido. A Delegacia estava lotada ! Pessoas chorando, meliantes algemados, familiares desesperados, vítimas de assalto... Putz, queria sair logo de lá ! Agradeci e fui para casa.
   Meus pais, que haviam me acompanhado à Delegacia, ficaram bem chateados. Conversamos bastante sobre o ocorrido, assim que chegamos em casa. Fiquei chateado por uma semana. Mas enfim, vamos ao que interessa... Uma cidade que possui tantos animais abandonados, que possui uns 127 mil habitantes e que possui vasta área rural, não deveria ter um CENTRO DE ZOONOSES ? A Prefeitura Municipal de Maricá, que promove eventos e coquetéis de alto luxo, constantemente, não deveria respeitar as leis e preservar a vida dos animais ? Caso alguém seja atacado por algum animal, a quem devemos recorrer ? Como o animal será contido ? Quem ficará encarregado em conter e remover o animal ? Caso seja um animal venenoso (cobra, escorpião, aranha, etc...), quem poderá indentificá-lo ?
   O despreparo do Secretariado escolhido pelo Incompetente-Mor de Maricá, o Prefeito Quaquá, não está dando conta dos serviços mais básicos que uma cidade deve fornecer. A grande verdade é que se precisarmos de quaisquer serviços dos Aspones imundos da PMM, ficaremos na mão !
   Galera, cuidem bem dos seus animais e dos animais abandonados. Não custa nada respeitá-los e tratá-los com dignidade. Sejamos racionais !

Povo de Maricá, PROTESTE ! A PMM também é contra os animais !

3 comentários:

  1. O descaso com os animais abandonados é demais! Eu mesma no dia das eleições recolhi uma cachorrinha das ruas de Maricá.
    Mas, ja tenho sete gatos e dois cachorros e infelizmente não tenho como recolher mais.
    Fico pensando que a Prefeitura poderia fazer algo em relação a esse problema fazendo palestras nas escolas e divulgando para a população as leis de proteção e também explicando a importância de castrar, vacinar e não abandonar seus animais.
    Um abrigo de animais seria fundamental na cidade.Os animais merecem respeito e não são descartáveis!
    SALVEM NOSSOS ANIMAIS! DIGA NÃO A COVARDIA CONTRA OS ANIMAIS! DIGA NÃO CONTRA O ABANDONO!
    GOVERNANTES DE MARICÁ FAÇAM ALGO EM PROL AOS NOSSOS BICHINHOS ABANDONADOS!

    ResponderExcluir
  2. Boa noite

    Gostaria que o Centro de zoonoses me ajudasse. Há um gato com esporotricose na minha rua, em frente a minha casa.
    Falei com um veterinário sobre tratá-lo, mas fui advertida de que é um tratamento de custo alto e apresenta muitos riscos por se tratar de um animal de rua e não o conhecermos, busto que está doença é de alto poder de contaminação tanto para outros animais, quanto ppara humanos. Fico muito tocada com s situação do pobre gato, mas também penso e me preocupo com meus animais, que são 5 cães labradores.
    Então, fui orientada a pedir auxílio do Centro de zoonozes de Maricá.
    Tenho muito receio de passear na Rua com meus cães para não hospedem l fungo causador es doença.

    Como vcs podem ajudar?
    Vcs podem recolher o gato da rua?
    por favor, me ajudem?!

    Eu e toda a minha vizinhança agradecemos

    Att

    Jacqueline Barcellos

    ResponderExcluir
  3. Também estou sabendo que há um surto da esporotricose no RJ e já atingiu nossa região.
    Por favor, nos
    ajudem????????

    ResponderExcluir