Grafite na cidade de Olinda-PE |
Desde os primórdios, o homem sempre utilizou a escrita e os desenhos para manifestar suas idéias. Milhares de anos se passaram, povos foram extintos, culturas foram apagadas, porém, as manifestações de pensamentos através da escrita e dos desenhos, ainda são largamente utilizadas.
No mundo das artes, os pintores conquistaram um grande espaço, possuindo grandes admiradores por todo o mundo. Leilões de quadros são realizados em diversos países, atingindo valores inimagináveis. A maioria dos pintores famosos, viveram em épocas passadas e não obtiveram o reconhecimento das suas obras pela sociedade em que viveram. Muitos destes artistas, morreram pobres e frustrados.Entretanto, muitos anos se passaram e, os mesmo pintores que eram marginalizados e desvalorizados em suas respectivas épocas, ganharam renome internacional e as suas obras se transformaram numa mina de ouro a ser explorada pela sociedade hipócrita e podre que criminaliza seus artistas conteporâneos. Postumamente, aqueles que padeceram e deram continuidade ao nobre e valoroso dom que possuíam, viraram grandes heróis. Atualmente, vemos a mesma história se repetir na nossa sociedade, com pequenas diferenças.
Inicialmente, é bom separar o joio do trigo, pois os Grafiteiros são artistas ! Conseguem quebrar a melancolia das ruas com suas pinturas alegres e de bom gosto. Utilizam técnicas avançadas e, muitas vezes, criam novas técnicas devido as adversidades encontradas nas ruas. Já os pichadores, buscam a popularidade através do vandalismo. Poluem visualmente as ruas em busca de "reconhecimento" dos demais. Arriscam suas vidas subindo em pontes, marquises, prédios, monumentos e casas, para depredá-los.
Demagogia à parte, já fui pichador. É isso aí ! Na minha adolescência conturbada, pichei muros e casas em busca de um "reconhecimento" medíocre.
Banheiro público completamente vandalizado por pichadores |
Grafite é arte. Pichação é o resultado de uma aglomeração de falhas. Todos são culpados. A falta de coesão na juventude atual, o preconceito, a falta de sensibilidade artística da sociedade, o desinteresse governamental em preparar os jovens e a deturpação dos fatos pelos grandes veículos de comunicações, desencadearam uma série de problemas sociais.
Na imensa gama existente de pichadores, poucos se transformam em Grafiteiros. Nem todos possuem o talento e a habilidade que o grafite requer. Além do mais, o mercado das artes urbanas é estreito e sinuoso. As oportunidades são poucas e, geralmente, o retorno financeiro não é satisfatório. A profissão exige muito e não dá um retorno significativo.
Grafite no bairro da Lapa-RJ |
O preconceito precisa ser extinto e os pensamentos precisam mudar, enquanto há tempo.
"O progresso é impossível sem mudança. Aqueles que não conseguem mudar as suas mentes não conseguem mudar nada."
George Bernard Shaw
Nenhum comentário:
Postar um comentário