quinta-feira, 14 de outubro de 2010

A imundície dominou Maricá !

   Hoje, comecei a observar quão suja estava Maricá. Propagandas eleitorais voam com as rajadas de vento. Pude encontrar todo tipo de detrito, pelo caminho: Garrafas, papelões, embalagens de alimentos, fraldas descartáveis, aparelhos de barbear, sacolas plásticas... É muito lixo !
   A terra se acumula nos cantos das poucas vias asfaltadas. O mato contorna as rachaduras das poucas calçadas que nos restam e dos meios-fios, dando um ar de "Cidade Fantasma" no Centro.
   Em muitos bairros, a coleta do lixo ainda não foi regularizada. Para amenizar a situação, muitos moradores queimam o lixo acumulado, agredindo o meio ambiente e provocando inúmeros acidentes. Certa vez houve um incêndio numa ribanceira, perto da minha casa. Ouvi meu vizinho dizendo que o incêndio teve origem criminosa. Criminosa ? Bem, depende do ponto de vista. Tudo bem que os incautos que ateiam fogo no lixo, às vezes exageram. Porém, se a coleta do lixo fosse extensiva a todas as ruas e bairros, o lixo não seria queimado.
   Imagine: "Você deposita o lixo na porta da sua casa, afinal, como qualquer outro cidadão, paga seus impostos e faz jus ao serviço de coleta de lixo. O lixo se acumula, vorazmente. O mau cheiro e os insetos aparecem como num passe de mágica. Cães, gatos e cavalos reviram o lixo à procura de alimento. A porta de entrada da sua casa se transforma num chiqueiro, fétido e pútrido. Os insetos começam a se multiplicar. Todas as vezes que a sua família se reúne para fazer as refeições diárias, o cheiro do chorume incomoda e, faz o apetite do mais faminto, cessar. Indignado, você liga para a Ouvidoria Municipal, manda e-mails e mais e-mails para milhões de secretarias, e não obtém sequer uma resposta. Conformado com a situação, resolve atear fogo naquele montante de lixo podre. Sorrateiramente, você evita ser visto e ateia fogo. A fuligem se propaga pelos ares e cai como chuva sobre as casas vizinhas. O fogo toma proporções inesperadas e atinge a rede elétrica do poste. Com medo, você corre para sua casa e chama os bombeiros. Os bombeiros (caso tenham viaturas para atender o chamado) chegam e evitam o pior. A rua inteira está apagada, sem luz. Os bombeiros, antes de irem embora, criminalização a atitude do "incendiário louco". A vizinhança, revoltada, comenta o ocorrido. Os mais enfurecidos, dizem que o "incendiário louco" merece apanhar !"
Avenida Roberto Silveira - Flamengo
   O "incendiário louco", conhecido por suas peripécias criminosas, é um cidadão vitimado pela irresponsabilidade administrativa de um Executivo Municipal inescrupuloso e pela omissão de um Legislativo Municipal comprado !
   Não existem lixeiras na cidade ! As que remanesceram do Governo anterior, já estão velhas demais e muitas vezes, completamente destruídas. Quase sempre as encontramos transbordando lixo.
   Os profissionais da limpeza, que prestam serviços para a Prefeitura, vivem atarefados demais. O quadro de funcionários é muito reduzido e as secretarias responsáveis não oferecem suporte nem treinamento. A carga horária é pesada e o salário não compensa.
   Se nós somarmos o problema do lixo, mais o problema da falta de saneamento básico, mais a lama "crônica", mais a buraqueira "crônica", mais o abandono das Escolas Municipais, mais o abandono do Hospital Municipal Conde Modesto Leal, constataremos que uma bomba nuclear explodiu em Maricá. A ogiva atômica que o desgoverno petista jogou em Maricá, dizimou toda a esperança de um Povo patriota e trabalhador.
   Exija que o seu lixo seja recolhido ! Exija que a sua rua seja varrida ! Exija limpeza em Maricá ! Povo de Maricá, PROTESTE !

Nenhum comentário:

Postar um comentário