terça-feira, 19 de outubro de 2010

O abandono de Jacaroá e o "amor incondicional" do Prefeito por Maricá...

   Não agüento mais a buraqueira interminável de Jacaroá ! Todos os dias, eu e milhares de pessoas, utilizam a Av. Ovídio de Souza, que liga Jacaroá, Bairro da Amizade e parte do Caju, ao Centro. Como trata-se da única via de acesso ao Centro, moradores arriscam suas vidas transitando pelo meio da rua, pulam línguas e mais línguas de esgoto, sujam-se nos atoleiros de lama, quando não escorregam e caem. Até os cavalos, costumeiramente, pisam em buracos e caem no chão, ou atolam suas patas na lama. Muitos moradores utilizam veículos de tração animal para transporte de cargas e também acabam prejudicados.
   Quem possui carro ou moto, também padece com o descaso. Além do gasto excessivo de combustível, devido o uso de marchas curtas e aceleração constante, a suspensão e os amortecedores se desgastam rapidamente. Ruídos e rangidos são comuns até nos veículos novos, do ano. Diariamente, vemos veículos enguiçados, ao longo da via.
   A orla da lagoa de Jacaroá, possui uma calçada estreita, porém extensa, construída pela Associação de Moradores e Amigos de Jacaroá (AMAJ), há uns 3 anos. Todos cooperaram para a construção da mesma. Contudo, devido a falta de manutenção e pavimentação da Av. Ovídio de Souza, motoqueiros e ciclistas trafegam sobre a calçada, mais uma vez colocando em risco a vida dos moradores, veranistas e turistas desavisados.
   Em determinados trechos da via, atoleiros e grandes crateras afunilam a pista, admitindo somente a passagem de um veículo por vez. Devido a falta de educação de alguns, discussões e brigas são comuns nestes trechos.
   Moradores voluntários e a AMAJ, mobilizam-se para sanar os maiores problemas e para cuidar da orla da lagoa de Jacaroá, aparando o gramado e controlando o crescimento das árvores através da poda regular. A manutenção dos postes de luz e até mesmo a aquisição de caminhões de pedras-ferro e de saibro, são feitas pelos mesmos. Até o serviço de caixa-postal gratuita é oferecido aos residentes, sendo mérito da AMAJ.
   Todos nós pagamos nossos respectivos IPTU's, taxas de iluminação pública, IPVA's, Impostos de Renda, e demais impostos sobre produtos e serviços. Fazemos jus a tudo o que os governos municipal, estadual e federal, possa nos oferecer. Contudo, vivemos abandonados por todos ! Já encaminhamos e-mails, representantes e propostas para os órgãos responsáveis e nada foi feito. Nos períodos eleitorais, os candidatos "bem-intencionados" aparecem aos montes, prometendo inúmeras melhorias e obras de encher os olhos. Compram votos da população carente, e prometem o que nunca irão cumprir. A polícia e o Corpo de Bombeiros não chegam até aqui. VIVEMOS UMA ANARQUIA !
   Enquanto o pato for o Prefeito da cidade, os desvios de verba pública e os atos de irresponsabilidade administrativa, serão comuns. O abandono e o descaso com o município, são consequências das trapalhadas de um partido sujo e mal-intencionado. Os níveis de patriotismo e de amor a cidade estão tão baixos, mas tão baixos, que até o símbolo da Prefeitura Municipal de Maricá, erroneamente, transformou-se na bandeira municipal de cabeça para baixo !

 

Símbolo da quadrilha Petista, em Maricá

Pavilhão Oficial do Município de Maricá

 



 


quinta-feira, 14 de outubro de 2010

A imundície dominou Maricá !

   Hoje, comecei a observar quão suja estava Maricá. Propagandas eleitorais voam com as rajadas de vento. Pude encontrar todo tipo de detrito, pelo caminho: Garrafas, papelões, embalagens de alimentos, fraldas descartáveis, aparelhos de barbear, sacolas plásticas... É muito lixo !
   A terra se acumula nos cantos das poucas vias asfaltadas. O mato contorna as rachaduras das poucas calçadas que nos restam e dos meios-fios, dando um ar de "Cidade Fantasma" no Centro.
   Em muitos bairros, a coleta do lixo ainda não foi regularizada. Para amenizar a situação, muitos moradores queimam o lixo acumulado, agredindo o meio ambiente e provocando inúmeros acidentes. Certa vez houve um incêndio numa ribanceira, perto da minha casa. Ouvi meu vizinho dizendo que o incêndio teve origem criminosa. Criminosa ? Bem, depende do ponto de vista. Tudo bem que os incautos que ateiam fogo no lixo, às vezes exageram. Porém, se a coleta do lixo fosse extensiva a todas as ruas e bairros, o lixo não seria queimado.
   Imagine: "Você deposita o lixo na porta da sua casa, afinal, como qualquer outro cidadão, paga seus impostos e faz jus ao serviço de coleta de lixo. O lixo se acumula, vorazmente. O mau cheiro e os insetos aparecem como num passe de mágica. Cães, gatos e cavalos reviram o lixo à procura de alimento. A porta de entrada da sua casa se transforma num chiqueiro, fétido e pútrido. Os insetos começam a se multiplicar. Todas as vezes que a sua família se reúne para fazer as refeições diárias, o cheiro do chorume incomoda e, faz o apetite do mais faminto, cessar. Indignado, você liga para a Ouvidoria Municipal, manda e-mails e mais e-mails para milhões de secretarias, e não obtém sequer uma resposta. Conformado com a situação, resolve atear fogo naquele montante de lixo podre. Sorrateiramente, você evita ser visto e ateia fogo. A fuligem se propaga pelos ares e cai como chuva sobre as casas vizinhas. O fogo toma proporções inesperadas e atinge a rede elétrica do poste. Com medo, você corre para sua casa e chama os bombeiros. Os bombeiros (caso tenham viaturas para atender o chamado) chegam e evitam o pior. A rua inteira está apagada, sem luz. Os bombeiros, antes de irem embora, criminalização a atitude do "incendiário louco". A vizinhança, revoltada, comenta o ocorrido. Os mais enfurecidos, dizem que o "incendiário louco" merece apanhar !"
Avenida Roberto Silveira - Flamengo
   O "incendiário louco", conhecido por suas peripécias criminosas, é um cidadão vitimado pela irresponsabilidade administrativa de um Executivo Municipal inescrupuloso e pela omissão de um Legislativo Municipal comprado !
   Não existem lixeiras na cidade ! As que remanesceram do Governo anterior, já estão velhas demais e muitas vezes, completamente destruídas. Quase sempre as encontramos transbordando lixo.
   Os profissionais da limpeza, que prestam serviços para a Prefeitura, vivem atarefados demais. O quadro de funcionários é muito reduzido e as secretarias responsáveis não oferecem suporte nem treinamento. A carga horária é pesada e o salário não compensa.
   Se nós somarmos o problema do lixo, mais o problema da falta de saneamento básico, mais a lama "crônica", mais a buraqueira "crônica", mais o abandono das Escolas Municipais, mais o abandono do Hospital Municipal Conde Modesto Leal, constataremos que uma bomba nuclear explodiu em Maricá. A ogiva atômica que o desgoverno petista jogou em Maricá, dizimou toda a esperança de um Povo patriota e trabalhador.
   Exija que o seu lixo seja recolhido ! Exija que a sua rua seja varrida ! Exija limpeza em Maricá ! Povo de Maricá, PROTESTE !

Mais um "papo furado" sobre meio ambiente...

   Vivemos em um oásis chamado Maricá. Delimitamos nossas fronteiras com municípios carentes, em matéria de belezas naturais e pontos turísticos. Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Tanguá e Saquarema, nos deixam à vontade para enaltecermos a perfeição das nossas praias, lagoas, cachoeiras e montanhas, sem falar na nossa restinga, no nosso verde que é mais verde, no nosso povo que é mais carismático e nas nossas mulheres que são mais belas. Qual Maricaense que não pensa assim, não é mesmo ? Hoje em dia, creio que todos pensem um pouco diferente.
Lagoa de araçatiba: Poluição e descaso
   Nossas praias não são as mesmas. Vivem imundas e esquecidas ! Nossas lagoas recebem cargas e mais cargas de esgoto, todos os dias, sem falar na orla encoberta por mato e lixo. Nossos peixes estão ficando sem oxigênio, devido a tanta poluição. Futuramente, algumas espécies sumirão de vez. Nossas cachoeiras viraram terreiros de Candomblé. Não sei se os religiosos perceberam, mas existem poucos santos para tanta comida e tanta bugiganga deixada nas pedras e até mesmo nas águas. Nossas montanhas precisam de colunas de sustentação, iguais as montanhas da Zona Sul do Rio de Janeiro, porque a vida dos moradores está em risco. Pedras ameaçam casas, comércios e escolas. A restinga, motivo de orgulho de todos nós, está sendo agredida pela fúria incontrolável do homem. O nosso verde está se esvaindo. As queimadas ameaçam as nossas vidas e o nosso ecossistema. O Povo, desiludido e desrespeitado, não tem o mesmo carisma. Contudo, as mulheres continuam belas... Graças a Deus ! rs  
   Quem gosta de poluição, sujeira, violência e desorganização ? Qual turista se arriscaria a visitar uma cidade assim ?
   Os carros e as motos dominaram o trânsito da cidade. Atualmente, os poucas ciclistas que trafegam pela cidade, correm grandes riscos. O despreparo dos motoristas, somado a falta de educação no trânsito, acarreta problemas gravíssimos. Os acidentes de trânsito são comuns em todo o município.
   Ainda nos resta tempo para corrigir os erros dos incompetentes que mal administram a nossa verba. Chega de corrupção ! Precisamos salvar a nossa cidade, antes que os danos sejam irreversíveis. Maricá pede socorro !

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Centro de Zoonoses de Maricá ? HAHAHAHAHA...


O Cão é o melhor amigo do Homem... E Amigo a gente não deixa na mão !
    Diariamente, vemos animais abandonados em todo o município. No Centro, encontramos animais em todos os lugares. Cães e gatos perâmbulam, noite e dia, pelas ruas e avenidas maricaenses, sofrendo os mais variados tipos de violência. São agredidos, mutilados, atropelados e enxotados pelos criminosos, covardes e idiotas, que vivem camuflados em meio aos cidadãos de bem desta cidade. Diversas leis foram criadas para a defesa dos animais e nenhuma delas é cumprida, em Maricá.
   Certa vez, um motorista embriagado atropelou um cachorro, bem na minha frente. Desci do carro na mesma hora e o repreendi. Pude sentir de longe o cheiro de álcool que vinha da boca do infrator. O mesmo informou que deixaria sua filha de 5 anos em casa, pois a mesma estava se sentindo mal, e retornaria para socorrer o animal. Quando o irresponsável saiu com o carro, liguei para Polícia Militar. O operador de telemarketing que me atendeu, informou que nenhuma viatura policial poderia ser disponibilizada, porque NÃO HAVIA CRIME ! Preferi não reclamar. Resolvi desligar e ligar novamente, sendo rapidamente atendido por um outro operador, que gerou um número de protocolo e encaminhou uma viatura. Como eu já conhecia a história das sete viaturas de Maricá, liguei para o Corpo de Bombeiros para ver se a vida do animal poderia ser salva.
"- Corpo de Bombeiros de Maricá, Sargento F..., boa noite."
"- Olá amigo, boa noite. Um cachorro foi atropelado bem aqui na minha frente por um motorista alcoolizado. O que eu devo fazer ?"
"- Cara, não tem o que fazer, não. O cachorro é seu ?"
"- Não. É um cachorro de rua."
"- Pô, não tem o que fazer, não. Se você quiser, leva ele no veterinário."
"- Mas eu não tenho como removê-lo. Ele pode me morder e eu acredito que ele esteja grave."
"- Cara, nós até queríamos lhe ajudar. Eu, particularmente, gosto de animais. Tenho 2 cachorros. Mas não posso enviar uma ambulância ! As nossas duas ambulâncias, além de estarem em atendimento, não foram feitas para animais. Isso dá até M... pra gente ! Calma aí que eu vou falar com o Capitão." Consegui ouvir a voz do Sargento enquanto falava com o Capitão.
"- Capitão C... falando, boa noite. Cidadão, infelizmente não poderemos te ajudar com viaturas. Quem deveria lhe ajudar, seria o CENTRO DE ZOONOSES. Como Maricá não possui um CENTRO DE ZOONOSES, você deverá levar o cachorro em seu carro e deixá-lo num veterinário mais próximo. Logo após, vá na Delegacia Legal e registre o caso. Leve o Registro de Ocorrência até o veterinário. E caso você não tenha dinheiro em mãos para pagar o veterinário, explique a situação toda. De repente ele até parcela o valor, não sei. Converse com ele." Simultaneamente, o cachorro faleceu.
"- Capitão, o cachorro morreu."
"- Desculpe-me, amigo. Tentei ajudar. Também tenho cachorro em casa e sei como é. Tenho pena destes animais abandonados, também. No seu lugar teria feito a mesma coisa."
"- Obrigado pela ajuda. Mas responda-me uma coisa: Este CENTRO DE ZOONOSES é responsabilidade de quem ?"
"- DA PREFEITURA."
" Entendi. Mais uma vez, muito obrigado. Boa noite !"
"- Boa noite !"
   O cachaceiro irresponsável, como já era de se esperar, não retornou. Fui para casa e peguei na internet a Declaração Universal dos Direitos dos Animais - UNESCO. Peguei o número de algumas leis brasileiras de defesa dos animais e fui até a 82ª Delegacia Legal. Chegando lá, o Inspetor que me recebeu, riu do papel que eu portava com as leis impressas. Disse que não era muito comum este tipo de denúncia e que eu iria esperar bastante tempo, mas que seria atendido. A Delegacia estava lotada ! Pessoas chorando, meliantes algemados, familiares desesperados, vítimas de assalto... Putz, queria sair logo de lá ! Agradeci e fui para casa.
   Meus pais, que haviam me acompanhado à Delegacia, ficaram bem chateados. Conversamos bastante sobre o ocorrido, assim que chegamos em casa. Fiquei chateado por uma semana. Mas enfim, vamos ao que interessa... Uma cidade que possui tantos animais abandonados, que possui uns 127 mil habitantes e que possui vasta área rural, não deveria ter um CENTRO DE ZOONOSES ? A Prefeitura Municipal de Maricá, que promove eventos e coquetéis de alto luxo, constantemente, não deveria respeitar as leis e preservar a vida dos animais ? Caso alguém seja atacado por algum animal, a quem devemos recorrer ? Como o animal será contido ? Quem ficará encarregado em conter e remover o animal ? Caso seja um animal venenoso (cobra, escorpião, aranha, etc...), quem poderá indentificá-lo ?
   O despreparo do Secretariado escolhido pelo Incompetente-Mor de Maricá, o Prefeito Quaquá, não está dando conta dos serviços mais básicos que uma cidade deve fornecer. A grande verdade é que se precisarmos de quaisquer serviços dos Aspones imundos da PMM, ficaremos na mão !
   Galera, cuidem bem dos seus animais e dos animais abandonados. Não custa nada respeitá-los e tratá-los com dignidade. Sejamos racionais !

Povo de Maricá, PROTESTE ! A PMM também é contra os animais !

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Grafiteiros e Pichadores: Artistas VS Vândalos

                                                                                              

Grafite na cidade de Olinda-PE

    Desde os primórdios, o homem sempre utilizou a escrita e os desenhos para manifestar suas idéias. Milhares de anos se passaram, povos foram extintos, culturas foram apagadas, porém, as manifestações de pensamentos através da escrita e dos desenhos, ainda são largamente utilizadas.
   No mundo das artes, os pintores conquistaram um grande espaço, possuindo grandes admiradores por todo o mundo. Leilões de quadros são realizados em diversos países, atingindo valores inimagináveis.
A maioria dos pintores famosos, viveram em épocas passadas e não obtiveram o reconhecimento das suas obras pela sociedade em que viveram. Muitos destes artistas, morreram pobres e frustrados.Entretanto, muitos anos se passaram e, os mesmo pintores que eram marginalizados e desvalorizados em suas respectivas épocas, ganharam renome internacional e as suas obras se transformaram numa mina de ouro a ser explorada pela sociedade hipócrita e podre que criminaliza seus artistas conteporâneos. Postumamente, aqueles que padeceram e deram continuidade ao nobre e valoroso dom que possuíam, viraram grandes heróis. Atualmente, vemos a mesma história se repetir na nossa sociedade, com pequenas diferenças.
   Inicialmente, é bom separar o joio do trigo, pois os Grafiteiros são artistas ! Conseguem quebrar a melancolia das ruas com suas pinturas alegres e de bom gosto. Utilizam técnicas avançadas e, muitas vezes, criam novas técnicas devido as adversidades encontradas nas ruas. Já os pichadores, buscam a popularidade através do vandalismo. Poluem visualmente as ruas em busca de "reconhecimento" dos demais. Arriscam suas vidas subindo em pontes, marquises, prédios, monumentos e casas, para depredá-los.
   Demagogia à parte, já fui pichador. É isso aí ! Na minha adolescência conturbada, pichei muros e casas em busca de um "reconhecimento" medíocre.

Banheiro público completamente vandalizado por pichadores
  O pichador possui alguns ideais inóspitos e, através do vandalismo, os manifesta. Os poucos que defendem alguma causa, geralmente, pedem a liberação da maconha e outros fazem críticas políticas, porém, representam a minoria.    Acredito que muitos deles, não picharão pela vida inteira. a pichação, na maioria dos casos, é fase. A idade chega, a maturidade afloresce, a responsabilidade pesa e alguns ideais rebeldes ficam no passado. Contudo, a pichação não é novidade para ninguém ! Entram e saem governantes, os anos se passam e a realidade continua sendo a mesma. Afinal, quem liga para o que os jovens pensam ? O grafite e a pichação não são a mesma coisa ? Ledo engano da sociedade...
   Grafite é arte. Pichação é o resultado de uma aglomeração de falhas. Todos são culpados. A falta de coesão na juventude atual, o preconceito, a falta de sensibilidade artística da sociedade, o desinteresse governamental em preparar os jovens e a deturpação dos fatos pelos grandes veículos de comunicações, desencadearam uma série de problemas sociais.
   Na imensa gama existente de pichadores, poucos se transformam em Grafiteiros. Nem todos possuem o talento e a habilidade que o grafite requer. Além do mais, o mercado das artes urbanas é estreito e sinuoso. As oportunidades são poucas e, geralmente, o retorno financeiro não é satisfatório. A profissão exige muito e não dá um retorno significativo.
Grafite no bairro da Lapa-RJ
   Se o governo e a sociedade não se mobilizarem, o grafite desaparecerá das ruas, subtraindo da nossa cultura toda a beleza da arte urbana. As ruas e avenidas voltarão a ser acinzentadas e imundas. Num futuro não muito distante, as artes urbanas serão cultuadas e valorizadas por uma sociedade mais madura e mais evoluída. Se não tomarmos providências, os nosso Grafiteiros só serão reconhecidos e renomados após morrerem, assim como Monet, Da Vinci, Michelângelo, Van Gogh, etc.
   O preconceito precisa ser extinto e os pensamentos precisam mudar, enquanto há tempo.

"O progresso é impossível sem mudança. Aqueles que não conseguem mudar as suas mentes não conseguem mudar nada."

George Bernard Shaw


                                                                                                             

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Os Heróis da PM e os Bandidos eleitos...


   Todos nós sabemos que a atuação da Polícia Militar nos patrulhamentos ostensivos é de extrema importância, pois inibe a ação de meliantes, previne possíveis delitos e oferece segurança aos cidadãos de bem. Os policiais são heróis que todos os dias deixam suas famílias e seus lares, e trabalham incansavelmente, defendendo as nossas leis, sempre buscando a paz. Mal remunerados e escravizados pelo sistema, acumulam funções e mais funções, como se não bastasse o risco que correm.
   Certa vez, precisei de uma viatura policial no bairro Jacaroá, onde moro, pois um meliante tentou invadir a minha casa, não logrando êxito. Interceptei-o e o mantive detido até a chegada da Polícia. Liguei para o 190, falei com uma atendente que me fez uma série de perguntas. Reparei que o atendimento do 190 era terceirizado, ou seja, não haviam políciais atendendo chamadas, somente operadores de telemarketing. Mas enfim, anotei o número do protocolo e aguardei. Passados exatos 60 minutos da minha chamada, liguei novamente, respondi a todas as perguntas que fizeram e reiterei que já havia ligado e que já passara 60 minutos e nenhuma viatura havia chegado ao local. Novamente, anotei o número do protocolo e desliguei. Mais 60 minutos se passaram e o meliante estava na porta da minha casa, sob os cuidados de alguns vizinhos, aguardando somente a viatura policial para autuá-lo em flagrante. Resolvi ligar pela última vez. O mesmo questionário foi respondido e um novo número de protocolo foi gerado. Às 18 hs e 15 minutos, após 2 hs e 40 minutos de espera, nenhuma viatura chegou ao local. Liberamos o marginal e fomos até a DPO do Centro. Chegando lá, pude observar o motivo do não atendimento das ocorrências geradas. Havia um policial de serviço dentro do DPO e todos os outros estavam em ocorrências. Conversei com o herói que guardava o posto policial, solitário. Além de guardar todo o posto policial, ele oferecia suporte as viaturas que estavam nas ruas e resolvia problemas administrativos, além de atender aos cidadãos que lá chegavam com a maior simpatia e presteza do mundo !
Segundo ele, Maricá contava apenas com sete viaturas e poucos policiais. Duas viaturas haviam ido para Niterói, pois solicitaram reforços em uma operação policial numa favela, subtraindo ainda mais o nosso efetivo policial. Cumprimentei o policial que me atendera, desejei uma boa noite e fui para casa, frustrado.
   No caminho de casa, comparei o tamanho do município de Niterói em relação ao município de Maricá. Sete viaturas, somente ? Poucos policiais ? Não pode ser !
Maricá é maior que Niterói e a violência está crescendo cada vez mais por aqui. A cidade já possui 128 mil habitantes e ainda é subordinada ao 12º Batalhão de Polícia Militar (Niterói). Um grande absurdo ! O Governo do Estado está instalando Unidades de Polícia Pacificadora em todas as favelas do Rio de Janeiro e isso é algo que me enche de orgulho, mas deixar outras cidades desguarnecidas, é burrice ! A vagabundagem migra para os lugares mais "tranquilos".
   Vergonhosamente, o Executivo Municipal e a Comissão de Segurança da Câmara de Vereadores, não tomam nenhuma atitude frente aos acontecimentos, deixando os cidadãos e os policiais que aqui trabalham, entregues a própria sorte.
   O aumento do efetivo policial em Maricá, em caráter emergecial, solucionaria boa parte dos problemas. O melhor seria a criação de um Batalhão de Polícia Militar por aqui, mas acredito que seja economicamente, inviável. Daqui a alguns anos, precisaremos de Unidades de Polícia Pacificadora, em todo o município.
   Ao meu ver, algo estranho está acontecendo. Os bandidos estão mantendo os políciais afastados de Maricá e ninguém percebeu. Maricá tem tantos bandidos, que alguns até se elegeram em 2008...

CIPA: Mais uma Maricanagem da PMM...


CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes


   Você sabe o que significa CIPA ? CIPA significa Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. Segundo o Artigo 163 da Consolidação das Leis do Trabalho, o empregador deverá realizar uma eleição interna entre os empregados para escolher o melhor representante para a CIPA. Após eleitos os representantes, o empregador deverá providenciar o treinamento dos mesmos e distribuir as atribuições. Os chamados "CIPEIROS", geralmente, orientam os funcionários em relação a diversos sinistros que possam vir a ocorrer durante o período laborativo, como por exemplo, incêndios, blecautes, alagamentos, desabamentos, etc. Fiscalizam a utilização dos Equipamentos de Proteção Individuais pelos funcionários e as datas de validade dos extintores de incêndio, além de elaborarem rotas para rápida evacuação dos prédios ou estabelecimentos em que trabalham, de maneira segura.
   Conversando com um amigo que trabalha no HMCML, perguntei quem era o "CIPEIRO" encarregado da Segurança do Trabalho do Hospital.
- E aí, cara. Quem é o "CIPEIRO" do Hospital ? Perguntei
- "CIPEIRO" ? O que é isso ? Respondeu.
   Expliquei a ele o que era CIPA, quais as suas atribuições e tudo mais. Estarrecido, respondeu-me:
- Cara, não tem isso lá, não. Se rolar um incêndio por lá, é cada um por si !
   Ele disse que sugeriram isso recentemente, pois existem riscos eminentes de incêndio devido a curtos circuitos provocados pelas instalações elétricas antigas. Dito isto, ficamos emudecidos alguns segundos.
   Acredito que nós dois mentalizamos um possível incêndio no HMCML e percebemos a seriedade do problema. Enfim, mudamos de assunto.
   Muitas vidas são confiadas ao HMCML. Vidas de pacientes e vidas de funcionários. A rotatividade que o HMCML possui é absurda. Centenas de pessoas utilizam os serviços médico-hospitalares do HMCML, todos os dias. Imaginem:
" Ocorre um curto circuito numa fiação antiga. O fio começa a pegar fogo. O incêndio de alastra de maneira incontrolável. Uma cortina de fumaça cobre os corredores do HMCML, intoxicando funcionários e pacientes que correm desordenadamente à procura de uma saída. Os pacientes que conseguem andar, caem no chão, completamente intoxicados, e são pisoteados. Muitos pacientes permanecem acamados nas suas respectivas salas, imóveis.
Tendo em vista que o Corpo de Bombeiros possui três viaturas (duas ambulâncias e um carro de incêndio) e ficam baseados na Estrada Amaral Peixoto, na altura do bairro do Flamengo, no mínimo demorarão uns 5 minutos para chegarem ao local. A esta altura, muitos já morreram intoxicados e carbonizados. Pronto, extinguiram o incêndio. A Defesa Civil chega ao local para fazer a perícia. O risco de desabamento é eminente, devido a antiguidade das construções. Os pacientes e os funcionários precisam receber atendimento médico, alguns em caráter emergencial. Médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, funcionários administrativos, dentre outros, aguardam remoção para o hospital mais próximo, assim como os pacientes. A PMERJ se envolve nas remoções, mas não pode deixar a cidade totalmente desprotegida. Familiares se aglomeram e tentam ajudar como podem. Pessoas chegam para ser atendidas, vêem a situação e recorrem a outros hospitais, fora da cidade. O HMCML é o único hospital do município. O caos se instala em Maricá. "
Incêndio em um Hospital de Georgetown, capital da Guiana
   A história parece ser um tanto cabulosa, mas pode acontecer. Todos os dias, diversas chamadas são atendidas pelo Corpo de Bombeiros e muitas delas são provenientes de incêndios.
   Medidas de segurança tão pequenas podem evitar problemas tão grandes. Uma eleição interna para escolher alguns "CIPEIROS", revisão geral e manutenção da parte elétrica do HMCML e a contratação de Brigadistas de Incêndio, solucionariam o problema.
   Quantos aspones ocupam cargos e mais cargos comissionados, superlotando as secretarias e repartições públicas do município ? Quantas vidas precisaremos perder, vítimas das negligências do executivo municipal ? Por que o executivo municipal não cumpre as leis previstas na CLT ?
   Resta-nos apenas torcer para que o pior não aconteça...

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Lixo... Muito lixo !

   Infelizmente, a bandalheira imperou em Maricá, como de costume. A cidade, mais uma vez, foi invadida pelo lixo eleitoral. Lixo que suja as ruas, praças e avenidas, e lixo que anda, fala e respira. Lixo que compra votos, que dilacera a democracia quase inexistente. Lixo que rouba e não se esconde, pelo contrário, habita grandes mansões e dirige carros importados. Lixo que votou e recebeu. Lixo que governa e faz boca-de-urna. Lixo que se omite e que finge que não vê. Lixo que o gari não varre, nem o vento leva. Lixo que não sai com água e não para de cheirar mal.
   A cidade está fedendo. O lixo está em decomposição há dois anos ! Os garis do MP e do TCU parece que perderam suas vassouras, porque depois de dois anos de lixo aglomerado, permanecem parados, atônitos, diante do lixo que se aglomera mais e mais, incessantemente. Hoje, a Justiça Eleitoral veio reforçar a equipe dos garis, em ação conjunta com as Forças Policiais do Município. Como já era de se esperar, não varreram nada e a montanha de lixo duplicou !
   Mas o povo decidiu vestir o uniforme de gari. Pegaram seus respectivos documentos (com foto, é claro) e usaram como vassouras. Varreram, ou melhor, votaram.
Hoje a cidade amanhecerá suja, mas ao mesmo tempo, limpíssima. O lixo eleitoral impresso ofuscará a beleza a cidade por umas 3 ou 4 semanas, eu sei.
- Ué, mas o povo não limpou Maricá ?
   A resposta é: SIM ! A cidade está brilhando. Afinal, o lixo que estava ceifando a vida e a saúde dos nossos habitantes, roubando dinheiro e recursos da nossa cidade, marginalizando nossas crianças e adolescentes, mentindo nos palanques improvisados e nos submetendo aos inúmeros atos de irresponsabilidade administrativa, foi completamente VARRIDO !
   Parabéns, povo de Maricá ! Já consigo sentir o cheiro do mato, da terra úmida e da verdade. O cheiro de chorume, sumiu.
   Dias melhores virão, eu sei. Mas a limpeza não pode parar. Devemos manter a cidade limpa, sempre. Só assim os ratos, patos, baratas, aspones e outros animais pessonhentos, serão dizimados, definitivamente, do nosso município.